quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Marketing Digital para Moda: Estratégias que Funcionam | 2019

O mundo da moda é bastante criativo, e o desafio dos profissionais é levar essa característica para o digital. Por isso, neste blog você vai conhecer 6 estratégias de marketing digital para moda. As dicas podem – e devem – ser adaptadas para a realidade de cada empresa. O importante é entender as tendências desse segmento no mundo da web e manter a inovação na marca de moda. Nesse caso, falaremos especificamente das redes sociais, e em breve, mostraremos outras plataformas a serem exploradas. Confira!1. Invista em fotosImagine a seguinte situação. Você entra na rede social de uma marca da qual tem interesse em comprar uma roupa. Em uma foto, a roupa está clara. Em outra, está mais escura. Com isso, você não consegue identificar o real tom do modelo. Ao aproximar a imagem, a qualidade está ruim e é impossível entender se o detalhe é de paetê ou pedras.Agora pense na cena oposta. Ao acessar a rede social, as imagens estão em harmonia, as cores são realçadas e você tem mais de uma opção para conferir os detalhes do modelo. Além disso, a aproximação da foto permite a percepção da textura da peça.Então, em qual das duas oportunidades você teria confiança na marca e se interessaria em comprar a peça? Com certeza é na segunda, certo? Pois bem. É por isso que o investimento em fotos é o primeiro item da lista. Se ele não existir, será difícil criar uma boa estratégia de comunicação digital.Isso porque a imagem faz muita diferença para a transmissão da mensagem. De nada adianta investir em anúncios, SEO e outras vantagens para o marketing digital para moda se o consumidor não conseguir visualizar o que está sendo vendido.2. Atente-se para a sazonalidade nas campanhasAs estações do ano ditam as coleções da moda. O mesmo deve refletir nas ações da marca nas redes sociais. Crie diferentes campanhas para cada estação. Para isso, elabore o principal conceito das peças para o período.Quer um exemplo? A C&A trabalha muito bem com essa proposta. Os conceitos em cada campanha são bem distintos. Isso inclui cenário, modelos, estilos de pose, palavras-chave e toda a identidade. Por isso, mais uma vez, temos a importância das fotos de qualidade.No inverno, a marca trabalhou com um fundo chapado, na cor amarela, e modelos de todas as idades:Já para a coleção de Primavera-Verão, as fotos foram ao ar livre, com vegetações brasileiras ao fundo e filtro amarelado para representar os dias de sol.3. Defina a voz da marcaEsse é um ponto que deve ser pensado com muito cuidado. A voz da marca vai definir o posicionamento em diferentes situações. Vai apontar o caminho a ser seguido nas escolhas para campanhas, ações e até mesmo no SAC 2.0.Ou seja, a empresa terá o tom divertido ou sério? Sofisticado ou acessível? Moderno ou tradicional? Enfim, são inúmeras as possibilidades de voz da marca. O ideal é que a postura siga por muitos anos. Temos casos de negócios que mudaram completamente a sua voz. Mas, por isso, deve ser uma etapa muito bem pensada.Para fazer essa definição, você precisa entender qual é o seu público e o que ele busca. Há marcas que jamais poderão fazer promoção, já que suas peças são objeto de desejo. Outras, cuja postura é popular, investe muito nesse estilo de ação de marketing digital para moda.Por isso, outra questão determinante é o seu produto e, claro, os concorrentes.4. Anuncie de forma assertivaPara atingir o público alvo da marca de moda, alcançar as metas desejadas e vender os produtos no meio digital, um dos recursos é anunciar. Especificamente nas redes sociais, os anúncios são fundamentais para que os conteúdos da marca tenham visibilidade.Leia mais: Dicas infalíveis para vender nas redes sociaisInvista em anúncios criativos, nas plataformas onde seu público se encontra e com segmentação detalhada de acordo com o interesse dos consumidores da sua marca.Para saber mais, acesse:5. Incentive a participação dos clientesOs clientes são os maiores promotores da marca. E no marketing digital para moda não seria diferente. Então, criar incentivos para que eles promovam a marca de forma espontânea é uma dica de peso. E como fazer isso?Existem várias formas e as escolhas da empresa dependerão, novamente, do perfil do público. Uma ação prática e que gera visibilidade para a marca é a criação de uma hashtag própria. Nos pontos de venda ou nas formas de contato com os consumidores por meio do ecommerce, a loja pode informar da existência dessa hashtag e pedir para que o cliente insira em seus posts quando usar a peça que comprou.Outra forma bacana é explorar os stories do Instagram para essa interação. Por meio do recurso, é possível compartilhar e responder os seguidores, repostar fotos dos clientes, criar ações promocionais, e muito mais!6. Mensure os resultadosTodas as ações no marketing digital precisam ter um objetivo definido. Porém, como saber se ele está sendo alcançado? É justamente com a mensuração de resultados que a estratégia é guiada.Constantemente, as métricas devem ser monitoradas, para que a equipe entenda se está perto ou não da meta. Além disso, é importante também entender, no meio do caminho, se será possível alcançar esse objetivo com os resultados obtidos.Para o objetivo ser o mais completo possível, o ideal é estipular uma data para o cumprimento do mesmo. E, para o acompanhamento, existem plataformas. E ainda as redes sociais fornecem as principais informações, de forma bem completa.Leia mais:Source link

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