segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Por que o marketing digital é mais eficaz que o tradicional?

 

O marketing digital nasce como uma resposta às novas tecnologias e as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. Dentre elas, temos o advento da internet, as redes sociais, o acesso aos dispositivos móveis e o empoderamento do consumidor. Para conquistar o cliente moderno, mais exigente, informado e com mais poder de escolha, as empresas necessitam de estratégias diferenciadas. Afinal, as velhas fórmulas baseadas somente no “compre, compre, compre…” já não surtem mais efeito.
Por outro lado, o resultado positivo é encontrado por meio das técnicas do marketing digital, que possui eficácia comprovada nesse novo mercado. contudo, afinal, quais são os motivos que fazem com que o marketing digital seja tão superior ao tradicional? Por que cada vez mais empresas estão dedicando recursos e apostando nesse caminho? E o que esperar do profissional de marketing digital? Descubra a seguir.



Marketing digital x marketing tradicional
Variados fatores tornam o marketing digital uma aposta essencial para as empresas que buscam destaque no mercado. Maior poder de segmentoperação e propagandas mais personalizadas são apenas dois deles, destacados pela coordenadora de comércio eletrônico da Unidade de Atendimento Setorial Comércio e Serviços do Sebrae, Natália Bertussi. Ela explica que o princípio, tanto do marketing digital como do tradicional é o mesmo: praticar o produto chegar ao consumidor. Entretanto, a diferença reside no meio pelo qual esse objetivo será concretizado. Enquanto o marketing digital é online (inbound marketing), o tradicional é off-line (outbound marketing).
Considerando essas mudanças, sociais e tecnológicas, é natural que o marketing digital ganhe relevância. Afinal, as mídias de massa (TV, rádio, panfletos, outdoors, etc.) perdem continuamente o poder de convencimento. Assim, dedicar esforços e recursos a tais canais não traz aos empresários um bom retorno sobre investimento. Todavia, as ferramentas do marketing digital (post patrocinados, e-mail marketing, newsletters, Google AdWorks, etc.) impactam o público-alvo de forma mais acertada e eficiente. “Trabalhando com o marketing digital, podemos direcionar a propaganda ao cliente, de acordo com o perfil desejado para a campanha. Já no marketing tradicional, não temos como praticar o comercial de forma tão direcionada e segmentada”, esclarece Natália.
Outro benefício do marketing digital é a melhor capacidade de considerar os resultados de forma mais eficaz e minusciosa. As ferramentas digitais fornecem métricas e relatórios detalhados e precisos, possibilitando aos gestores tomadas de decisões e análises mais embasadas e estratégicas. Assim, é possível saber quais pontos deram mais retornos, da mesma forma que se consegue detectar em que momento a campanha “falhou”. Com essas informações, o gestor de marketing , virtualiza as ações da empresa, otimizando recursos e maximizando os resultados.



Por que investir em marketing digital?
De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, da Secretaria de Comunicoperação Social (Secom), cerca de 66% dos brasileiros acessam à internet. No relatório anterior, eram 52%. Desse grupo, quase 90% o fazem por meio das redes sociais. Além disso, a pesquisa da Secom aponta um acréscimo expressivo no acesso à rede mediado pelos dispositivos móveis. Em 2015, 66% das pessoas acessavam à internet por smartphones, percentual que subiu para 72%. Dados que comprovam as tendências apontadas.
O instrução mostra que a maioria das pessoas ainda faz uso das mídias mais tradicionais (TV, rádio e jornal). Entretanto, a frequência de uso e permanência da internet já compete com a televisão. A maioria das pessoas acessa a rede mundial de computadores todos os dias e permanece cerca de 5 horas conectadas. O que os dados atestam é que o online é algo indissociável das pessoas. Ou seja, o “P de Praça”, do famoso composto de marketing, migra para o ambiente digital. pois então, se o seu consumidor está lá, por que não investir nisso?
O investimento em inbound e outbound marketing foi analisado pela pesquisa “State of Marketing 2016”, da Salesforce. Segundo ela, 70% do orçamento dos profissionais de marketing é dedicado ao digital. Para os próximos anos, 97% deles afirmaram aumentar ou manter esse percentual.

 


Desafios para o profissional de marketing digital
Uma nova forma de , elucubrar e conduzir as estratégias de marketing cria a demanda por um novo perfil de profissional. Este, peça-chave do marketing digital, necessita dominar uma série de competências e peculiaridades do segmento. O coordenador de graduoperação em marketing digital da Uninter e responsável pelo módulo de Marketing do CMDA, Achiles Batista Ferreira Junior, destaca que o marketing digital impacta o campo de trabalho de diferentes especialistas. “Mesmo não atuando efetivamente com essas ferramentas, os profissionais têm que se manter atento às possibilidades existentes”, alerta o professor.
Isso porque, segundo ele, as ferramentas do marketing digital estão intrínsecas no dia a dia das pessoas. O online já é algo comum e as empresas precisam estar adaptadas a isso. Para Achiles Junior, é apenas o começo de uma nova forma de divulgar e vender produtos e serviços. “O profissional de marketing digital tem inúmeras possibilidades de atuoperação, seja como consultor, na forma de agência ou na área de treinamentos”, complementa. Há quatro regras para quem deseja investir nesse campo: visão de mudança, adaptabilidade ao mercado, atenção às tecnologias e proatividade.
Natália, do Sebrae, também destaca a utilidade da capacitoperação do empresariado, uma vez que o ambiente digital é uma realidade muito “palpável” para os negócios. “Quem não estiver conectado a essa tendência, corre o risco de ficar para trás na concorrência de mercado”, frisa a especialista. Em contrapartida, as empresas também precisam desenvolver uma cultura digital e integrada. Fator que ainda é um desafio para o comércio brasileiro conforme resultado da Pesquisa Consumidor Omnichannel 2017. Organizado pela ABComm, o instrução constatou que a maioria dos estabelecimentos não estão preparados para atender o cliente de forma multicanal.
O marketing digital e o impacto no mercado
Como apontado pelos especialistas, considerar o ambiente digital é fundamental para o sucesso de uma empresa, devido ao fato do ambiente físico e online se tornarem híbridos. Assim, investir em marketing digital não é uma característica exclusiva de negócios virtuais e sim um fator de sobrevivência do mercado. Uma empresa, independente do segmento, deve , ostentar desse meio para atrair mais clientes e divulgar o negócio. Isso pode ser feito por meio de redes sociais, loja virtual e anúncios no Google, seja uma loja física, online ou que atue em ambos canais.
O significativo é entender que o marketing digital trabalha em prol de um conteúdo direcionado ao cliente , virtual.O professor do CMDA é categórico ao alertar os gestores que apostar no marketing digital é uma questão de sobrevivência no mercado. “O mundo mudou e bem na nossa vez, nesse sentido, ficar lamentando é perda de tempo, pois seu concorrente já está de olho nesse mercado.”
Buscar capacitoperação, por meio de cursos e treinamentos, é o caminho para quem deseja se destacar. Entretanto, um setor tão dinâmico e repleto de particularidades como o marketing digital requer um conhecimento multidisciplinar. É justamente nesse setor que o Curso Marketing Digital Avançado (CMDA) revolucionou o mercado, pois é o mais completo do Brasil. Concentrando tudo o que um profissional precisa ter e saber para obter resultados expressivos com as ferramentas digitais.

 
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